Performance e convocação do espectador na obra César Deve Morrer
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.31.76.06Resumo
Este artigo analisa o aclamado filme italiano César Deve Morrer (2012), dirigido por Paolo e Vittorio Taviani e protagonizado por detentos do pavilhão de segurança máxima da prisão de Rebibbia, em Roma. O trabalho tem o objetivo de investigar como as performances presentes na obra convocam o espectador, uma vez que, propositadamente, realidade e ficção se misturam na obra. Assim, também é abordado como os diretores se utilizam de estratégias consideradas próprias do documentário, tensionando as fronteiras entre os gêneros ficcional e documental. Fazem parte do referencial teórico da análise autores como Richard Schechner (2006), Bruno Leal (2005), André Brasil (2011), Jean Comolli (2008), Ruben Caixeta e César Guimarães (2008). O conceito de mise-en-scène é utilizado como operador analítico, a partir da definição utilizada por David Bordwell (2008) e Fernão Pessoa Ramos (2012).
Palavras-chave: performance, mise-en-scène, César Deve Morrer, ficção, documentário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.