Comunicação e o sistema da moda: Autorreferência e Heterorreferência no desfile The Horn Of Plenty, por Alexander McQueen
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.31.76.05Resumo
A relação entre moda e comunicação é o tema deste artigo, que tem como propósito explicitar como se dá a autorreferência e a heterorreferência, operações próprias de um sistema autopoiético, na perspectiva de Luhmann, no sistema da moda. Sete trajes, exibidos no desfile The Horn of Plenty, Outono-Inverno, 2009-2010, de Alexander Mc- Queen, constituem o corpus. Para alcançar o objetivo proposto, tratamos dos conceitos de autorreferência e heterorreferência de Luhmann e analisamos os trajes valendo-nos desses conceitos e das modalidades de tradução intersemiótica propostas por Plaza. A importância deste artigo está na possibilidade de compreender a produção e a reprodução do sistema da moda, contudo, não pelo viés do consumo.
Palavras-chave: sistema da moda, autorreferência/ heterorreferência, tradução intersemiótica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.