Comunicação e o sistema da moda: Autorreferência e Heterorreferência no desfile The Horn Of Plenty, por Alexander McQueen

Autores

  • Daniela Andrade Jara Universidade do Minho (PT)
  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.31.76.05

Resumo

A relação entre moda e comunicação é o tema deste artigo, que tem como propósito explicitar como se dá a autorreferência e a heterorreferência, operações próprias de um sistema autopoiético, na perspectiva de Luhmann, no sistema da moda. Sete trajes, exibidos no desfile The Horn of Plenty, Outono-Inverno, 2009-2010, de Alexander Mc- Queen, constituem o corpus. Para alcançar o objetivo proposto, tratamos dos conceitos de autorreferência e heterorreferência de Luhmann e analisamos os trajes valendo-nos desses conceitos e das modalidades de tradução intersemiótica propostas por Plaza. A importância deste artigo está na possibilidade de compreender a produção e a reprodução do sistema da moda, contudo, não pelo viés do consumo.

Palavras-chave: sistema da moda, autorreferência/ heterorreferência, tradução intersemiótica.

Biografia do Autor

Daniela Andrade Jara, Universidade do Minho (PT)

Doutoranda em Estudos Culturais pela Universidade do Minho (PT), Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO)

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso

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Publicado

2016-07-28

Edição

Seção

Artigos