Vitrine Virtual: comunicação, práticas corporais e sociabilidade no Grindr

Autores

  • Osvaldo da Silva Vasconcelos Universidade da Amazônia
  • Manuela do Corral Vieira Universidade Federal do Pará
  • Danila Gentil Rodriguez Cal Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.31.76.04

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a utilização do aplicativo Grindr como ambiente de comunicação e de sociabilidade gay online. Busca-se compreender como a exposição dos corpos no Grindr participa das definições das possíveis relações entre os sujeitos. De modo mais específico, analisam-se as tensões comunicacionais entre segredo e visibilidade a partir desse aplicativo. Como referencial teórico, partimos das concepções de armário de Sedgwick e Miskolci, de cibercultura de Levy, de cibercidade de Lemos e de “imitação prestigiosa” de Mauss. Como referencial metodológico, realizamos pesquisa etnográfica com 23 usuários do Grindr e enfocamos, neste artigo, nove usuários representativos desse universo residentes na cidade de Belém (PA). Os resultados permitiram explorar e analisar definições em torno das preferências sexuais, corporais e comportamentais dos usuários e relacioná-las aos estudos sobre o homoerotismo na cibercultura.

Palavras-chave: cibercultura, Grindr, sociabilidade gay, corpo.

Biografia do Autor

Osvaldo da Silva Vasconcelos, Universidade da Amazônia

Mestrando e bolsista Capes do programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura, da Universidade da Amazônia.

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pará. Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação (FACOM)

Danila Gentil Rodriguez Cal, Universidade da Amazônia

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais com pós-doutorado em Mídia e Esfera Pública pela mesma instituição. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura, da Universidade da Amazônia e Colaboradora no programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2016-06-14

Edição

Seção

Artigos