Apontamentos sobre a comunicação em rede de ONGs ambientalistas locais (Pantanal/Mato Grosso do Sul)
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.31.76.03Resumo
O presente estudo tem como proposta colocar em evidência as possibilidades de midiatização de duas das principais organizações não governamentais (ONGs) ambientalistas do Estado de Mato Grosso do Sul, a Ecoa e a SOS Pantanal, a partir de uma análise sistemática da página das organizações na rede social Facebook durante todo o ano de 2015, que originou dados quantitativos que foram interpretados, à luz de discussões teóricas e de forma exploratória, na tentativa de debater se a prática comunicativa pode contribuir para o entendimento das problemáticas ambientais regionalizadas. Este artigo integra o projeto de pesquisa ‘Pensar a cibercultura ambientalista: comunicação e discurso do movimento ambiental’, desenvolvido no curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Palavras-chave: comunicação ambiental, organizações não ambientais (ONGs), Facebook, meio ambiente, Mato Grosso do Sul (MS).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.