Meio ambiente e Desenvolvimento no discurso do jornalismo de economia
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.75.07Resumo
Esta pesquisa trata da relação entre o meio ambiente e os conceitos de crescimento e desenvolvimento no jornalismo de economia. Para construir o trabalho, foi analisado o jornal Valor Econômico e escolhida a questão energética como foco da análise. São usados autores como Leff, Latouche e Georgescu- Roegen para traçar um panorama do pensamento ecológico ligado à economia. As teorias de Giddens, Sen e Furtado aparecem na análise dos conceitos de desenvolvimento e crescimento. As considerações de Berger e Luckmann e Park são empregadas para explicar que este trabalho entende o jornalismo como forma de conhecimento e construção da realidade. Também há referências às teorias de Charaudeau e Foucault sobre a verdade e o discurso jornalístico. Observou-se que o discurso do Valor Econômico está fundamentalmente vinculado à ideia de necessidade de crescimento econômico. O meio ambiente, quando aparece, ocupa lugar secundário, e não há questionamento sobre o atual modelo de desenvolvimento.
Palavras-chave: jornalismo, meio ambiente, desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.