O desenvolvimento da economia criativa no Brasil: uma perspectiva através da indústria cinematográfica brasileira

Autores

  • Cleber Morelli-Mendes Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
  • Cristóvão Domingos de Almeida Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.75.04

Resumo

Esse estudo tem como objetivo analisar o atual panorama da economia criativa no Brasil, com foco na indústria cinematográfica nacional. Assim, busca-se compreender como o setor se comporta no Brasil, seu histórico e filmes brasileiros como potenciais enquanto produto econômico. Para realizar a referida análise, o trabalho verificou a bibliografia disponível sobre o tema e os dados estatísticos gerados pelas instituições envolvidas com o setor da economia criativa e indústria cinematográfica brasileira. Este trabalho é uma tentativa de refletir sobre o comportamento do setor e apontar alguns caminhos que a indústria possa seguir.

Palavras-chave: cinema brasileiro, economia criativa, economia da cultura, indústria cinematográfica, indústria criativa.

Biografia do Autor

Cleber Morelli-Mendes, Universidade Católica Portuguesa (Portugal)

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa (Portugal). Investigador júnior do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC/UCP). E-mail: morelli.mendes@yahoo.com.br .

Cristóvão Domingos de Almeida, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação e Professor da Universidade Federal do Pampa. E-mail: cristovaoalmeida@gmail.com .

Downloads

Publicado

2016-04-09