Uma Igreja Neopentecostal criada para aplacar as dores do mundo: alianças entre mediações sacrificiais e políticas conservadoras
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.74.07Resumo
Neste ensaio, problematizamos a mediação dos artefatos nos cultos de uma igreja neopentecostal, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) criada sob a égide de aplacar as dores do mundo. A partir das contribuições de Bruno Latour, Gilbert Simondon e de pesquisadores dedicados ao estudo continuado da própria IURD, seguimos os objetos durante os cultos. E, ao segui-los, em meio às preces e cultos, traçamos algumas das mediações/traduções que permitem alianças entre prosperidade financeira, sacrifício e políticas partidárias conservadoras.
Palavras-chave: religião, dinheiro, política, mediação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.