Uma Igreja Neopentecostal criada para aplacar as dores do mundo: alianças entre mediações sacrificiais e políticas conservadoras

Autores

  • Dolores Cristina Gomes Galindo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Andréa Basilio S. Chagas Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Cândido Rondon (UNIRONDON)
  • Ângela Mastella Coradini Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.74.07

Resumo

Neste ensaio, problematizamos a mediação dos artefatos nos cultos de uma igreja neopentecostal, a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) criada sob a égide de aplacar as dores do mundo. A partir das contribuições de Bruno Latour, Gilbert Simondon e de pesquisadores dedicados ao estudo continuado da própria IURD, seguimos os objetos durante os cultos. E, ao segui-los, em meio às preces e cultos, traçamos algumas das mediações/traduções que permitem alianças entre prosperidade financeira, sacrifício e políticas partidárias conservadoras.

Palavras-chave: religião, dinheiro, política, mediação.

Biografia do Autor

Dolores Cristina Gomes Galindo, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Doutora em Psicologia Social, PUCSP. Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea e do Departamento de Psicologia, ambos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade, UNESP, Assis. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), 2015-2016.

Andréa Basilio S. Chagas, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Cândido Rondon (UNIRONDON)

Professora do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário Cândido Rondon (UNIRONDON). Aluna especial do Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); mestra em estudos de cultura contemporânea também pela (UFMT); pós-graduação em marketing pela fundação Getúlio Vargas (FGV); graduação em comunicação social - publicidade e propaganda - pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ângela Mastella Coradini, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea e Graduação em Comunicação Social Jornalismo, ambos pela UFMT.

Downloads

Publicado

2016-02-28

Edição

Seção

Ensaio