Novos e velhos modos de ver TV: O que disputam os internautas sobre o consumo de série televisiva?

Autores

  • Juliana Freire Gutmann Universidade Federal da Bahia
  • Ítalo Cerqueira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2016.30.74.03

Resumo

O artigo investiga marcas da relação diacrônica entre o consumo das séries televisivas na internet e formas culturais da TV de radiodifusão, com ênfase nos processos comunicacionais engendrados pelos sites de compartilhamento. Tendo como referencial teórico o conceito de mediação cultural, de Jesús Martin-Barbero, o estudo analítico identifica sentidos em disputa sobre modos de ver TV a partir dos discursos dos fãs da série norte-americana The Walking Dead. A pesquisa demonstra como as noções de grade de programação e de fluxo televisivo ainda atuam como matrizes culturais do consumo de televisão na internet.

Palavras-chave: série televisiva, site de compartilhamento, mediação cultural.

Biografia do Autor

Juliana Freire Gutmann, Universidade Federal da Bahia

Professora adjunta do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA.

Ítalo Cerqueira, Universidade Federal da Bahia

Bolsista de apoio técnico do Programa da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Graduado em Comunicação com ênfase em Produção em Comunicação e Cultura pela UFBA.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Edição

Seção

Artigos