Imaginários da nostalgia: as reportagens fotográficas da Amazônia brasileira na Paris Match de 1949 a 2010
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.72.06Resumo
No presente artigo, faremos um estudo das imagens que foram publicadas sobre a Amazônia brasileira na revista francesa Paris Match, entre 1949 a 2010, a partir da interligação das características composicionais das fotografias publicadas com os textos que as acompanham. A revista enseja, nessas reportagens, imaginários da nostalgia que repetem lugares comuns relacionados a um projeto de futuro, articulados a partir de narrativas que se assemelham àquilo que Rancière (2012) chama de “pequenas maquinarias do heterogêneo”. Em um primeiro momento, discutiremos a questão da constituição de lugares de memória e de nostalgia pela fotografia a partir da problematização da ideia do noema do “isso foi” barthesiano, para, em seguida, analisarmos o corpus empírico proposto.
Palavras-chave: fotografia, Paris Match, Amazônia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.