A imagem familiar: memória, tempo e fotografia
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.72.05Resumo
O texto apresenta as reflexões de Joan Fontcuberta (2010), Roland Barthes (1984), Siegfried Kracauer (2008), Eugenio Bucci (2008) e Mário Quintana (1983) sobre determinadas fotografias de família, ajudando a tencionar as relações entre tempo e espaço, vida e morte, e entre permanência e impermanência das imagens. O objetivo é entender como os processos de memória desencadeados por tais fotografias apontam para a mesma direção: a de que as imagens não congelam o tempo, mas o carregam em um fl xo orientado tanto para um passado quanto para o futuro.
Palavras-chave: fotografia, memória, tempo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.