Narrativa em histórias em quadrinhos: o uso do timing para conquistar os leitores

Autores

  • Alexandra Presser Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-graduação em Design.
  • Larissa Schlögl FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.70.04

Resumo

Histórias em quadrinhos ainda são pouco exploradas academicamente no Brasil. Por este motivo,o presente artigo tem como objetivo entender oque gera o envolvimento do leitor com as narrativas gráficas. Parte-se do pressuposto que o sucesso da narrativa está no apropriado uso do timing, característica determinante das histórias em quadrinhos,baseada na cumplicidade entre o que o autor conta e o que o leitor interpreta. Uma análise de diferentes técnicas de utilização do timing, do uso da sarjeta e das diferentes formas de transições de quadros será feita, em busca de uma compreensão mais abrangente do tema. Por meio de um estudo de caso com caráter exploratório, e para cumprir com o objetivo proposto, uma argumentação teórica será buscada,principalmente nos autores Will Eisner (2010, 2013),Scott McCloud (2005, 2006, 2008) e Paulo Ramos(2012), renomados autores estudiosos do assunto,entre outros.

Palavras-chave: histórias em quadrinhos, timing,narrativa, fechamento.

Biografia do Autor

Alexandra Presser, Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-graduação em Design.

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FURB - Universidade Regional de Blumenau. Pós-graduação em Design Gráfico, Comunicação e Tecnologia pela UNIASSELVI de Blumenau. Mestranda em Design pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.

Larissa Schlögl, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FURB - Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba/Brasil).

Downloads

Publicado

2015-01-12

Edição

Seção

Artigos