From the regimes to the gradients of interaction in television consumption: SuperStar a reality show created to be interactive

Authors

  • Carlos Henrique Sabino Caldas Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Bruno Jareta de Oliveira Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Octávio Nascimento Neto Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2015.29.70.03

Abstract

The present paper aims at apprehending the changes in the communication relations and the forms of television consumption guided by interactive contents which are enabled by the digital technologies of contemporary medias. Given that in this very era of media convergence where a change in the forms of production and consumption of television communication is underway, we observe that interactivity has been used as a resource for the forms of production and consumption in contemporaneity. After a survey on mediated interactions in computing environments from the perspective of language and communication studies, the question of mediated interactions in television consumption is addressed from the follwing perspectives, the rituals of consumption discussed by Eneus Trindade and Clotilde Perez (2014), Eric Landowski sociosemiotics (2009) and also by the studies of José Luiz Braga (2012) on interaction in the context of comunication and its gradients. In this paper the reality show SuperStar and its app for smartphones and tablets will be analysed.

Keywords: interactivity, television, consumption rituals, sociosemiotics, gradient interaction.

Author Biographies

Carlos Henrique Sabino Caldas, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela UNIP (2003), especialização em Arte Educação pela UNESP (2010), mestrado em Comunicação pela UNESP (2013) e atualmente cursa o doutorado em comunicação pela UNESP. É bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial B do CNPq no projeto Global ITV: interoperabilidade de sistemas de TV interativos e híbridos - Uma nova proposta de avanço para o futuro e membro do GEA (Grupo de Pesquisa em Estudos Audiovisuais da UNESP). Tem experiência na área de Comunicação e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídias digitais, práticas interacionais, videoclipe interativo, sociosemiótica, práticas de consumo e convergência midiática. Atualmente atua nas áreas de produção e pós-produção de vídeo digital e em particular com criação e realização de obras audiovisuais interativas para mídias digitais.

Bruno Jareta de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp. Graduado em Comunicação Social: Radialismo pela mesma universidade (2010). Tem experiência na área de Comunicação com ênfase em Audiovisual, atuando principalmente nos temas: comunicação, televisão, narrativas, interatividade, semiótica e convergência midiática. É membro do GEA (Grupo de Estudos do Audiovisual) da UNESP e do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Octávio Nascimento Neto, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bacharel (2010) em Comunicação Social - Habilitação em Rádio e TV pela UNESP. Atualmente é editor de imagens na TV Unesp, anteriormente trabalhou na TBR Produções no período de abr/2011 a abr/2014. Como experiência acadêmica, principalmente, realizou 3 curtas-metragem, 2 programas de TV, 2 documentários e 1 longa interativo para internet. Membro do GEA (Grupo de Estudos Audiovisuais) da FAAC-UNESP, desde 2011.

Published

2015-02-25