Neoliberalismo no Brasil: uma análise do governo das comunicações

Autores

  • Saulo Mota Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.69.08

Resumo

As políticas de desenvolvimento tecnológico para telecomunicações do Brasil, planejadas e aplicadas durante o final do século XX e início do século XXI, produziram efeitos diversos nas formas de se comunicar em todo o país, e ocorreram concomitantemente ao início de uma série de transformações políticas e econômicas ocorridas no país no início deste século. Pretende-se realizar neste artigo uma análise dos modos como se configuraram estratégias de desenvolvimento e governo das comunicações no Brasil no século XXI, buscando compreender a maneira e os motivos pelos quais estas se constituíram com tal. Foi identificado um esforço por parte do Ministério das Comunicações para promover uma ampliação das possibilidades de acesso, produção e compartilhamento de conteúdos, facilitando a participação da população nesse processo. Viabiliza-se, através das tecnologias de informação e comunicação, a verificação das respectivas competências de cada pessoa em oferecer recursos e conteúdos interessantes, permitindo que sua utilidade seja avaliada, assim como sua capacidade de gerenciar seu Capital Humano.

Palavras-chave: comunicação no Brasil, neoliberalismo, Capital Humano, governamentalidade.

Biografia do Autor

Saulo Mota, Universidade de São Paulo

Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas (2008).Atualmente é doutorando em Psicologia pela Universidade de São Paulo USP. Dedica-se a área de Comunicação, com ênfase em Teorias Críticas. Atualmente pesquisa os seguintes temas: Sociabilidades; Biopolíticas; Redes Sociais; Produção de Subjetividade; Capital Humano; Análise Institucional.

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Publicado

2014-08-17

Edição

Seção

Artigos