A integração dos meios no especial multimídia “A Batalha de Belo Monte”
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.69.07Resumo
Este trabalho busca refletir sobre a integração dos vários formatos midiáticos que compõem a reportagem multimídia no ciberjornalismo. O objeto de estudo é A Batalha de Belo Monte, especial multimídia produzido em 2013 pelo jornal Folha de São Paulo sobre a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Compõe-se de cinco capítulos temáticos, que se desenrolam verticalmente e unem textos, infográficos, vídeos e imagens. Através da perspectiva cartográfica, o produto foi desconstruído e analisado, por meio da elaboração de mapa sobre a integração multimídia. Para refletir sobre o especial, são abordados os conceitos relacionados à reportagem no ciberjornalismo, as características do meio e o processo de convergência das mídias. O estudo proporcionou a compreensão de que, por meio da integração efetiva entre os formatos midiáticos, é possível criar um produto exclusivo do ciberjornalismo.
Palavras-chave: especial multimídia, integração multimídia, intermídia, ciberjornalismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.