Dez anos depois de Bragança, a representação da mulher brasileira nos media

Autores

  • João Carlos Correia Universidade Beira do Interior

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.69.04

Resumo

O texto pretende fazer uma análise de algumas representações da mulher brasileira em Portugal, recorrendo a um corpo empírico constituído por diversos momentos: pela revista Time; pela revista Visão; Jornal da TVI (Televisão Independente) e por peças diversas referentes a eventos ocorridos mais recentemente. Analisa-se o complexo processo de estereotipização discursiva da mulher e de xenofobia recorrente, verificado durante o período em que Portugal, com base no impulso proporcionado pelos fundos comunitários, constitui-se como país de acolhimento de imigrantes atraídos pelo desenvolvimento económico. Comparam-se as representações mediáticas de mulheres brasileiras decorrentes de eventos verificados em 2003 com representações produzidas no decurso de eventos idênticos dez anos depois, em 2013.

Palavras-chave: análise do discurso, representações, identidades, mulheres brasileiras.

Biografia do Autor

João Carlos Correia, Universidade Beira do Interior

 

Professor Agregado

Departamento de Comunicação e Artes

 

Labcom- Laboratório de Comunicação Online (Investigador)

Comunicação e Política; Esfera Publica;  Comunicação e Cultura Jornalismo

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Publicado

2014-10-27

Edição

Seção

Dossiê: Os sujeitos das mídias