O Olho, a voz e a imagem da Rua: o documentário “Mais um...” como instrumento de denúncia e empoderamento
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.69.03Resumo
O Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua é uma entidade que desenvolveu projetos de comunicação e cultura popular e comunitária de 2007 a 2013. Assim como os outros produtos desenvolvidos nessa organização, o vídeo-documentário “Mais um...” busca problematizar e denunciar o preconceito e a discriminação racial, ao mesmo tempo em que busca (re)formar as subjetividades e as representações sobre a juventude negra, um grupo social marginalizado. Utilizando de depoimentos de diversos jovens que vivenciam a realidade do preconceito e da discriminação, o documentário constitui um discurso político de resistência e denúncia, usado como instrumento para dar visibilidade às vozes geralmente silenciadas pela grande imprensa e pelos enquadramentos dados pelos conteúdos disseminados a respeito dessa minoria social. Da mesma forma, esse produto audiovisual busca resgatar a autoestima e lutar por um discurso que refute os conteúdos e os padrões compartilhados pela mídia e pela sociedade.
Palavras-chave: comunicação comunitária, documentário, juventude negra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.