O Olho, a voz e a imagem da Rua: o documentário “Mais um...” como instrumento de denúncia e empoderamento

Autores

  • Morgani Guzzo Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.69.03

Resumo

O Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua é uma entidade que desenvolveu projetos de comunicação e cultura popular e comunitária de 2007 a 2013. Assim como os outros produtos desenvolvidos nessa organização, o vídeo-documentário “Mais um...” busca problematizar e denunciar o preconceito e a discriminação racial, ao mesmo tempo em que busca (re)formar as subjetividades e as representações sobre a juventude negra, um grupo social marginalizado. Utilizando de depoimentos de diversos jovens que vivenciam a realidade do preconceito e da discriminação, o documentário constitui um discurso político de resistência e denúncia, usado como instrumento para dar visibilidade às vozes geralmente silenciadas pela grande imprensa e pelos enquadramentos dados pelos conteúdos disseminados a respeito dessa minoria social. Da mesma forma, esse produto audiovisual busca resgatar a autoestima e lutar por um discurso que refute os conteúdos e os padrões compartilhados pela mídia e pela sociedade.

Palavras-chave: comunicação comunitária, documentário, juventude negra.

Biografia do Autor

Morgani Guzzo, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR; graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma universidade. Linha de Pesquisa: Texto, Memória e Cultura. Bolsista CAPES.

Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro Oeste

Pós-doutora pela UFRJ e doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Departamento de Letras e PPG-Letras).

Downloads

Publicado

2014-08-14

Edição

Seção

Dossiê: Os sujeitos das mídias