Jornalismo, imaginário e leitores: os sentidos do real e da ficção sobre o avião desaparecido da Malaysia Airlines

Autores

  • Marcia Benetti UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Silvana Dalmaso UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.69.02

Resumo

Este artigo trata da relação entre acontecimento jornalístico, leitor e imaginário. Problematiza o discurso produzido pelos leitores sobre um “acontecimento fascinante”, um tipo de acontecimento que exerce magnetismo por seus desdobramentos e aciona fortemente o imaginário. Como ambiente empírico, escolhemos o caso do avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março de 2014, com 239 pessoas a bordo, e analisamos 4.517 comentários postados sobre o tema na página que o jornal Folha de S. Paulo mantém no Facebook. Discutimos como os sentidos mobilizados pelo leitor transitam entre as imagens sedimentadas pela ficção e as imagens vinculadas à realidade. Investigamos também como os sujeitos interagem nessa comunidade discursiva, forjada no espaço dos comentários das redes sociais, e juntos constroem e reafirmam a memória coletiva e os sentidos de seus discursos.

Palavras-chave: jornalismo, leitor, imaginário, redes sociais.

Biografia do Autor

Marcia Benetti, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Doutora em Comunicação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), bolsista produtividade do CNPq.

Silvana Dalmaso, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Doutoranda em Comunicação e Informação da UFRGS, mestre em Comunicação pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), bolsista da Capes.

Downloads

Publicado

2014-10-24

Edição

Seção

Dossiê: Os sujeitos das mídias