Jornalismo, imaginário e leitores: os sentidos do real e da ficção sobre o avião desaparecido da Malaysia Airlines
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.69.02Resumo
Este artigo trata da relação entre acontecimento jornalístico, leitor e imaginário. Problematiza o discurso produzido pelos leitores sobre um “acontecimento fascinante”, um tipo de acontecimento que exerce magnetismo por seus desdobramentos e aciona fortemente o imaginário. Como ambiente empírico, escolhemos o caso do avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março de 2014, com 239 pessoas a bordo, e analisamos 4.517 comentários postados sobre o tema na página que o jornal Folha de S. Paulo mantém no Facebook. Discutimos como os sentidos mobilizados pelo leitor transitam entre as imagens sedimentadas pela ficção e as imagens vinculadas à realidade. Investigamos também como os sujeitos interagem nessa comunidade discursiva, forjada no espaço dos comentários das redes sociais, e juntos constroem e reafirmam a memória coletiva e os sentidos de seus discursos.
Palavras-chave: jornalismo, leitor, imaginário, redes sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.