Medindo qualidade no jornalismo online: uma proposta de ferramentas metodológicas digitais

Autores

  • Gonzalo Prudkin Universidade Federal de Santa Maria
  • José Antonio Meira da Rocha Professor Assistente do Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen, RS, Brasil. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.67.05

Resumo

Este trabalho aponta os problemas metodológicos e suas soluções na análise qualitativa da pesquisa “A gênese: história e presente do jornalismo digital no estado do Rio Grande do Sul”. Descrevem-se os pressupostos metodológicos e as ferramentas de software-livre usadas – banco de dados MySQL, suíte de escritório LibreOffice –, com detalhes sobre as fórmulas usadas para cálculo automático do nível qualitativo dos sites de jornais na Web, a partir de dados quantitativos.

Palavras-chave: jornalismo online, metodologia científica, análise qualitativa.

Biografia do Autor

Gonzalo Prudkin, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen, RS, Brasil. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).

José Antonio Meira da Rocha, Professor Assistente do Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen, RS, Brasil. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).

Downloads

Publicado

2014-01-21

Edição

Seção

Artigos