A prevalência da modalidade escrita da língua na Educação a Distância: um olhar à luz das teorizações sobre letramento

Autores

  • Josias Ricardo Hack Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eloara Tomazoni Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.67.04

Resumo

Este artigo tematiza a modalidade escrita da língua na Educação a Distância (EaD), tendo como objeto uma reflexão acerca da prevalência dessa modalidade da língua na EaD à luz das teorizações sobre letramento, estudos de cunho antropológico. O texto conta com quatro seções de conteúdos que buscam discutir aspectos relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto educativo, as relações entre a modalidade escrita na EaD e as implicações da prevalência dessa modalidade aos professores, alunos e ao próprio sistema de ensino. Trata-se de uma busca por uma reflexão que possa desenvolver um olhar culturalmente sensível, à luz dos estudos do letramento, que viabilize aos envolvidos nesse processo de ensino conhecer e saber quem são os sujeitos, quais suas práticas e vivências com a modalidade escrita da língua e como tais práticas e vivências podem influenciar no processo de aprendizagem de um aluno da EaD.

Palavras-chave: Educação a Distância, modalidade escrita, teorias sobre letramento.

Biografia do Autor

Josias Ricardo Hack, Universidade Federal de Santa Catarina

Josias Ricardo HACK é músico, educador, pesquisador e comunicólogo. Atua na graduação em Cinema e na pós-graduação em Linguística na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Brasil. Mestre em Comunicação Social pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo) em 1999, especialista em Formação de Professores na Modalidade de Educação a Distância pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) em 2000 e doutor em Comunicação Social pela UMESP em 2004. Entre maio de 2011 e abril de 2012 realizou dois estágios de pós-doutorado: 1) no polo CETAC.MEDIA (Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação) da Universidade de Aveiro, em Portugal; 2) no ICAn (Institute for Cultural Analysis) da Nottingham Trent University, na Inglaterra. Suas produções acadêmicas versam principalmente sobre: múltiplas tecnologias e aprendizagem colaborativa; Educação a Distância; e-learning; b-learning; digital storytelling; processos comunicacionais.

Eloara Tomazoni, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é doutoranda pelo mesmo programa e membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA, vinculado a mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, tendo trabalhado como professora de Língua Portuguesa e Literaturas no Ensino Fundamental.

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Publicado

2014-02-13

Edição

Seção

Artigos