Pensares em torno da liberdade de palavra em setores de comunicação de universidades
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2014.28.67.03Resumo
Neste trabalho, discutimos práticas discursivas que constituem setores de comunicação de universidades quanto ao (não) uso de novos signos linguísticos. Fundamentamos o trabalho em pressupostos da filosofia da linguagem, mais especificamente, dos estudos do Círculo de Bakhtin e de perspectivas da Comunicação em universidades. Elegemos o signo @ (arroba) para nortear o diálogo entre a manutenção e a ruptura do uso padrão da linguagem no gênero discursivo notícia. Entendemos, com a pesquisa, que em instâncias oficiais dificilmente será encontrado o @, ao passo que, em discursos contra-hegemônicos, de grupos marginalizados sua escrita não segue os padrões socialmente instituídos.
Palavras-chave: discurso, liberdade de palavra, notícia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.