Tecnologias de Informação e Comunicação, media e memória na construção de identidade geracional de idosos portugueses
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.66.09Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre media, tecnologias de informação e comunicação, geração e memória e, mais especificamente, debater como essas ligações podem influenciar na construção de identidade geracional (Aroldi, 2011) e como pessoas nascidas em um determinado momento usam os media como ferramenta de construção da sua identidade coletiva (Aroldi, 2011). Trabalhamos com idosos que passaram infância e juventude em Portugal e escolhemos grupos focais como ferramenta de pesquisa, pois é conhecida como uma boa metodologia para interagir com pessoas mais velhas. Na sequência das observações, verificamos que é indiscutível como a realidade tornou-se quase inseparável dos meios de comunicação social.
Palavras chave: TIC, identidade geracional, idoso, media, memória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.