Tecnologias de Informação e Comunicação, media e memória na construção de identidade geracional de idosos portugueses

Autores

  • Celiana Azevedo Universidade Nova de Lisboa - FCSH

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.66.09

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a relação entre media, tecnologias de informação e comunicação, geração e memória e, mais especificamente, debater como essas ligações podem influenciar na construção de identidade geracional (Aroldi, 2011) e como pessoas nascidas em um determinado momento usam os media como ferramenta de construção da sua identidade coletiva (Aroldi, 2011). Trabalhamos com idosos que passaram infância e juventude em Portugal e escolhemos grupos focais como ferramenta de pesquisa, pois é conhecida como uma boa metodologia para interagir com pessoas mais velhas. Na sequência das observações, verificamos que é indiscutível como a realidade tornou-se quase inseparável dos meios de comunicação social.

Palavras chave: TIC, identidade geracional, idoso, media, memória.

Biografia do Autor

Celiana Azevedo, Universidade Nova de Lisboa - FCSH

Doutoranda em Ciências da Comunicação - Estudo dos Media e do Jornalismo - na Universidade Nova de Lisboa na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Membro investigadora do Centro de Estudos de Sociologias da Universidade Nova de Lisboa - CESNOVA - do Centro de Investigação Media e Jornalismo - CIMJ. Atualmente participa do projeto Cultura  na Primeira Página financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

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Publicado

2013-10-17

Edição

Seção

Artigos