Tele-Visão, Imagem-Duração e o Tempo Reality de TV na Internet
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.66.05Resumo
O artigo problematiza o conceito de televisão comparando a natureza precípua da TV off - line com à da TV on-line a partir da metodologia das molduras. Essa natureza havia sido formulada anteriormente como relacionada, no caso da TV off -line, a uma imagem média que chamamos de imagem-duração, relacionada à sua vez com tempos performáticos que chamamos de tempo reality. Na problematização, o artigo enfatiza, no escopo da metodologia, o misto virtual-atual (conforme proposto por Bergson) e a dissecação dos empíricos (conforme proposta por Kilpp). Face às diferenças de natureza autenticadas, sugerimos, como alternativa, o conceito (mais largo) de tele-visão para pensar suas atualizações tanto off -line quanto online. Quanto à metodologia, o artigo aponta para os bastidores da pesquisa, nos quais, em se tratando de Internet, há muito já disponível e muito ainda a inventar (ou a tornar mais conhecido) quanto a ferramentas ou procedimentos técnicos para fazer uma boa dissecação dos materiais que se pretende analisar.
Palavras-chave: tele-visão, televisão na Internet, tempo reality
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.