It’s me Mario!: cinema, videogames e cultura pop na realização de um fan made trailer

Autores

  • Camila Schäfer Unisinos
  • Bárbara Zilda Grebin Unisinos
  • Naiá Giúdice Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.65.10

Resumo

O presente artigo toma como objeto o fan made trailer Mario: o filme, que traz a narrativa do videogame Super Mario na forma de um trailer de cinema. Nossa análise parte dessa apropriação, feita por fãs, da linguagem e estética do trailer de cinema e da narrativa de um jogo eletrônico, para pensar como certos elementos da cultura pop e do universo cinematográfico já fazem parte das referências culturais e estéticas de muitas pessoas.

Palavras-chave: cinema, videogame, fan made trailer.

Biografia do Autor

Camila Schäfer, Unisinos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela UNISINOS.


Bárbara Zilda Grebin, Unisinos

Bacharel em Administração com ênfase em marketing e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Naiá Giúdice, Unisinos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. Possui graduação em Produção Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialização em Estratégias e Processos em Televisão Digital (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2013-07-04

Edição

Seção

Artigos