Memória e Teoria Ator-Rede: mediação nos sites do Estadão e da Folha de S. Paulo
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.65.06Resumo
Este trabalho discute como as ideias quebalizam a Teoria Ator-Rede (ANT) podem ser base para estudos sobre o jornalismo produzido para a internet. Buscamos aplicar os princípios da ANT para compreender o uso de recursos mnemônicos no webjornalismo e entender quais modalidades de mediação caracterizam essas utilizações. Os sites do Estadão e da Folha de S. Paulo compuseram o corpus da pesquisa por estarem entre os principais (web) jornais brasileiros, no tocante às experimentações das características e especificidades do webjornalismo. O estudo foi realizado em uma semana típica, na qual não houve nenhum evento ou acontecimentode destaque, de modo a não corromper ou salientar algumas associações. Percebemos o quanto pode ser enganoso considerar a mera presença de memória como indicação de conteúdo aprofundado ou de qualidade.
Palavras-chave: memória, webjornalismo, Teoria Ator-Rede, actantes, Bruno Latour.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.