Filho da Rua: jornalismo etnográfico ou reportagem de ideias?
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.65.05Resumo
Este texto se propõe a discutir a reportagem “Filho da Rua”, publicada em junho de 2012 pelo jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, e vencedorado Prêmio Esso de Reportagem em 2012, apartir dos conceitos de “reportagem de ideias”, concebido por Michel Foucault, e “jornalismo etnográfico”, trabalhado por Érik Neveu. O objetivo é interpretar a reportagem à luz da proposta dos autores, a fim de inserir esses conceitos como instrumentos de crítica das práticas jornalísticas.
Palavras-chave: reportagem de ideias, jornalismo etnográfico, Foucault, crítica, práticas jornalísticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.