Figuras de linguagem no jornalismo de revista: uma análise das formas retóricas em reportagem
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.65.04Resumo
Dentre as diversas estratégias retóricas da reportagem hodierna, uma se destaca peculiarmente no Jornalismo de revista, o emprego das Figuras de Linguagem como formas de encantamento e persuasão. Com a proliferação da informação em mídias mais imediatas, semanários como Veja e Época, objetos de análise desse estudo, produzem um tipo de texto de funções mais complexas. Concomitantemente pragmática e poética, a reportagem interpretativa pretende orientar, dar a conhecer, pensar, sentir e decidir. Há um trabalho estético, de criação de uma ambiência emocional, para que a argumentação e as proposições levantadas conquistem a adesão do leitor. Assim, nos voltamos à análise do papel das Figuras de Linguagem para compreender e explicar o modo como os dois magazines mais lidos do país tecem significados de maneira penetrante.
Palavras-chave: jornalismo de revista, reportagem, retórica, figuras de linguagem.
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