Retratos e relatos de um Brasil: a diversidade sociocultural na revista Brasileiros

Autores

  • Jorge Kanehide Ijuim Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Jornalismo
  • Criselli Maria Montipó UFSC

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.65.03

Resumo

Como o jornalismo contemporâneo tem relatado a vivência humana imbricada em sua diversidade sociocultural? A partir deste questionamento, esta pesquisa teve como objetivo investigar as narrativas com foco no personagem e sua dimensão sociocultural praticadas na revista Brasileiros. Em especial, o propósito foi averiguar como a diversidade sociocultural brasileira é tratada nas capas e reportagens, e examinar como este modo de fazer jornalístico atribui sentidos à narrativa, como também verificar se a produção deste relato colabora com o ideal do jornalismo de ser plural e democrático. Para alcançar tais preocupações foram analisadas 48 capas da revista Brasileiros. Também foi analisada uma amostra de reportagens impressas entre 2007 e 2011. Os procedimentos metodológicos adotados contam com recursos da Análise Pragmática da Narrativa Jornalística.

Palavras-chave: fundamentos do jornalismo, narrativa jornalística, reportagem, diversidade sociocultural, revista brasileiros.

Biografia do Autor

Jorge Kanehide Ijuim, Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Jornalismo

Doutor de Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP; professor do Departamento de Jornalismo da UFSC. Áreas de atuação: Fundamentos do jornalismo, Teoria e ética do jornalismo, Narrativas jornalísticas. Atualmente em estágio pós-doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal, com apoio Capes.

Criselli Maria Montipó, UFSC

Jornalista graduada pelo Centro Universitário da Cidade de União da Vitoria, UNIUV; mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Edição

Seção

Artigos