Amostras de elementos verbais e não-verbais em uma entrevista televisiva
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.64.09Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os elementos verbais e não verbais em um contexto de entrevista televisiva, bem como investigar os efeitos desses elementos nesse processo de interação social específico. Para este fim, foram selecionados trechos da entrevista do ator Wagner Moura no programa Roda Viva. Neste programa, a entrevistadora Marília Gabriela ocupa papel principal de apresentadora e conta com a participação de outros jornalistas no decorrer do programa. Sobreposições e ênfases em determinados momentos da entrevista são destacados neste estudo no intuito de revelar estratégias empregadas pela entrevistadora como possíveis marcas do seu estilo conversacional, bem como hesitações por parte do convidado em momentos em que o tema da conversa se orientava para assuntos não preferidos.Downloads
Publicado
2013-03-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.