Crowdfunding e Indústria Cultural: as novas relações de produção e consumo baseadas na cultura da participação e no financiamento coletivo

Autores

  • Vanessa Amália Dalpizol Valiati Pontifícia Universidade Católica do RS

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.64.07

Resumo

A configuração de um novo padrão de consumoe produção cultural com base na participaçãodo consumidor via internet tem se tornado uma característica da sociedade atual (Jenkins, 2009; Shirky, 2011). Partindo desse pressuposto, pretende-se analisar o processo de crowdfunding, no qual uma massa de colaboradores se une para a realização de projetos culturais ou para a criação de um produto original, sob o viés da teoria culturológica. O objetivo deste trabalho também é levantar questionamentos quanto à atualidade do conceito de indústria cultural frente às novas práticas permitidas pelas redes digitais e uma possível redemocratização, tendo como objeto o site de financiamento coletivo Catarse.

Biografia do Autor

Vanessa Amália Dalpizol Valiati, Pontifícia Universidade Católica do RS

Mestranda do PPGCOM PUCRSEspecialista em Economia da Cultura - UFRGS

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Publicado

2013-03-07

Edição

Seção

Artigos