Tecnologias móveis de posicionamento: abordagens históricas, sociais e espaciais
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2013.27.64.03Resumo
Devido a popularização dos smartphones, os serviços de localização são cada vez mais comuns em nosso cotidiano. Utilizamos os celulares para encontrar restaurantes próximos, amigos na vizinhança e acompanhar as atividades de nossos filhos. Embora os serviços de localização tenham recebido pouca atenção no meio acadêmico até hoje, a utilização do celular para localizar pessoas ou coisas não é uma novidade. Desde a remoção do sinal de degradação do GPS em 2000, artistas e pesquisadores têm explorado como o uso dessa interface de localização influencia os modos como nos deslocamos, percebemos espaços, e socializamos. Esse artigo, além de tratar dos antecedentes históricos dos serviços de localização, explora as questões sociais que surgem quando essas tecnologias deixam o domínio da arte e da pesquisa e se tornam parte da vida cotidiana. Essas questões são: privacidade, sociabilidade e espacialidade. Além disso, este artigo aborda dois temas importantes que a pesquisa na área de comunicação móvel deve começar a levar em consideração: a mudança no conceito de “local” e a adoção e apropriação das tecnologias de localização nos países em desenvolvimento.Downloads
Publicado
2013-03-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.