A qualidade de vida como um construto social e editorial: demandas informativas e a configuração histórica de um jornalismo de serviço em revistas

Autores

  • Frederico de Mello Brandão Tavares Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2012.26.62.02

Resumo

No atual contexto midiático, há uma pauta jornalística de destaque. Trata-se, no âmbito dos “serviços”, de um conjunto de conteúdos voltados para a qualidade de vida, que expressa uma reunião articulada de representações e saberes sobre o bem viver na sociedade. Diante deste cenário, este texto busca refletir sobre a confluência de tais questões, problematizando-as a partir do jornalismo de revista. O ensaio atenta-se para as maneiras como a informação aí construída responde a certas demandas da vida social, ao mesmo tempo em que as promove. A reflexão desenvolvida cruza questões históricas e volta-se para o diálogo entre temáticas sociais e a elaboração jornalística, dando a ver características da revista como um meio de comunicação determinado, que realiza em publicações segmentadas um construto editorial em consonância com comportamentos e prescrições voltados para um modelo de bem-estar contemporâneo.

Biografia do Autor

Frederico de Mello Brandão Tavares, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharel e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio de doutorado no exterior junto à Universidad Rey Juan Carlos (URJC, Madrid), Espanha. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuituti do Paraná.

Downloads

Publicado

2012-08-11

Edição

Seção

Artigos