Masculinidade (em) revista: apropriações, negociações e resistências entre leitores da Men’s Health
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2012.26.61.04Resumo
O presente artigo analisa o processo de construção da identidade masculina de leitores apartir da apropriação de representações sobre masculinidade apresentadas na revista Men’s Health. Para isso, foi realizado um estudo de recepção com seis leitores assíduos da revista. Foram aplicadas entrevistas em profundidade, estruturadas a partir de categorias que correspondem à construção da masculinidade contemporânea (estética/sexualidade, consumo, trabalho e família). Procurou-se perceber as diferentes formas de apropriação e resistência a este discurso hegemônico sobre a masculinidade na construção da identidade destes indivíduos. Como conclusão, percebeu-se que a mídia ainda assume papel preponderante na formação identitária de seus receptores – que, por sua vez, oscila desde a atualização do padrão de masculinidade do “novo homem”, até a manutenção de valores tradicionais.Downloads
Publicado
2012-02-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.