Masculinidade (em) revista: apropriações, negociações e resistências entre leitores da Men’s Health

Autores

  • Filipe Bordinhão dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2012.26.61.04

Resumo

O presente artigo analisa o processo de construção da identidade masculina de leitores apartir da apropriação de representações sobre masculinidade apresentadas na revista Men’s Health. Para isso, foi realizado um estudo de recepção com seis leitores assíduos da revista. Foram aplicadas entrevistas em profundidade, estruturadas a partir de categorias que correspondem à construção da masculinidade contemporânea (estética/sexualidade, consumo, trabalho e família). Procurou-se perceber as diferentes formas de apropriação e resistência a este discurso hegemônico sobre a masculinidade na construção da identidade destes indivíduos. Como conclusão, percebeu-se que a mídia ainda assume papel preponderante na formação identitária de seus receptores – que, por sua vez, oscila desde a atualização do padrão de masculinidade do “novo homem”, até a manutenção de valores tradicionais.

Biografia do Autor

Filipe Bordinhão dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática na Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Milena Carvalho Bezerra Freire de Oliveira-Cruz, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

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Publicado

2012-02-12

Edição

Seção

Artigos