Sustentabilidade no Cinema: os olhares de Akira Kurosawa

Autores

  • Rodrigo Avila Colla Programa de Descentralização da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
  • Miriam de Souza Rossini Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Bolsista de Produtividade CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2011.25.60.02

Resumo

Partindo de uma contextualização da temática da sustentabilidade, este artigo analisa, com base na temática e em elementos estético-narrativos, dois filmes ficcionais dirigidos por Akira Kurosawa: Dersu Uzala, de 1975, e Sonhos, de 1990. Para isso, utilizam-se autores das áreas do cinema e, em especial, do meio ambiente. Busca-se compreender, à luz de conceitos referentes à temática da sustentabilidade, como o artista japonês expressou a relação homem-natureza em ambas as obras. Ao longo de quinze anos, tempo que separa o lançamento dos dois filmes, é possível perceber uma maturação do pensamento ecológico do diretor.

Biografia do Autor

Rodrigo Avila Colla, Programa de Descentralização da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Pedagogia da Arte pela Faculdade de Educação da UFRGS. Professor de Comunicação Comunitária do Programa de Descentralização da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Desenvolve trabalhos nas áreas de Educação Ambiental, Comunicação Ambiental, Sustentabilidade e Cinema Ambientalista.

Miriam de Souza Rossini, Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Bolsista de Produtividade CNPq.

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Artes – Cinema pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Bolsista de Produtividade CNPq.

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Publicado

2011-11-21

Edição

Seção

Artigos