Mulheres na rede: características da “conversa de salão” do blog Mão Feita

Autores

  • Daniela Silva Agendes Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ver.2011.25.59.04

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar características de blogs femininos, com base no blog Mão Feita, um website sobre esmaltes, produzido por mulheres e criado em 2008. Conceitos e especificidades da Comunicação Mediada pelo Computador e dos blogs são discutidos e embasam esta análise. Considera-se possível caracterizar o blog estudado como uma Publicação Mista (Recuero, 2003) e como um blog de moda (Hinerasky, 2010), com apropriação para fins comerciais e com indícios que apontam para o profissionalismo desses blogs. Investigam-se ainda a interação entre blogueiras e leitoras e o estabelecimento de uma relação de auxílio e empatia, entre outras características. Fatores envolvendo a questão feminina também são discutidos: fragmentos discursivos indicam a demarcação do blog Mão Feita como um espaço feminino, uma verdadeira “conversa de salão”. Percebe-se uma linguagem diferenciada e própria desse blog feminino, que pode ser representativa do discurso feminino na Web.

Biografia do Autor

Daniela Silva Agendes, Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Downloads

Publicado

2011-08-25

Edição

Seção

Artigos