Mulheres na rede: características da “conversa de salão” do blog Mão Feita
DOI:
https://doi.org/10.4013/ver.2011.25.59.04Resumo
O objetivo deste artigo é apontar características de blogs femininos, com base no blog Mão Feita, um website sobre esmaltes, produzido por mulheres e criado em 2008. Conceitos e especificidades da Comunicação Mediada pelo Computador e dos blogs são discutidos e embasam esta análise. Considera-se possível caracterizar o blog estudado como uma Publicação Mista (Recuero, 2003) e como um blog de moda (Hinerasky, 2010), com apropriação para fins comerciais e com indícios que apontam para o profissionalismo desses blogs. Investigam-se ainda a interação entre blogueiras e leitoras e o estabelecimento de uma relação de auxílio e empatia, entre outras características. Fatores envolvendo a questão feminina também são discutidos: fragmentos discursivos indicam a demarcação do blog Mão Feita como um espaço feminino, uma verdadeira “conversa de salão”. Percebe-se uma linguagem diferenciada e própria desse blog feminino, que pode ser representativa do discurso feminino na Web.Downloads
Publicado
2011-08-25
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.