“A confissão da bruxa”: acontecimento e rostidade na revista Veja
DOI:
https://doi.org/10.4013/812Resumo
“A confissão da bruxa” foi o título dado pela revista Veja à matéria que apresentou a entrevista exclusiva da ex-procuradora Vera Lúcia Sant’Anna Gomes, que foi acusada de agredir física e verbalmente uma criança que pretendia adotar. Diante à reportagem, este artigo tem como pretensão analisar os movimentos elaborados pelo impresso em questão na tentativa de construir sentido a um acontecimento, demonstrando paralelamente como o mesmo pratica um exercício de rostidade, nas prerrogativas de Deleuze e Guattari (1996), ao enquadrar os personagens do caso em perfis definidos no pano de fundo pragmático social e em perspectivas do imaginário popular. Serão utilizados também os argumentos dos autores franceses Louis Quéré (1995, 2005) e Gilles Deleuze (2007) sobre a natureza do acontecimento, relacionando-os à prática jornalística, compreendendo as estratégias utilizadas para findar o caso e dar sentido ao que é de natureza paradoxal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.