A verdade no jornalismo: relações entre prática e discurso

Autores

  • Sabrina Franzoni UFRGS
  • Daiane Bertasso Ribeiro UFRGS
  • Silvia Saraiva de Macedo Lisboa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.4013/789

Resumo

Este artigo se propõe a pensar teoricamente as relações que o jornalismo estabelece com a verdade, partindo desta noção em Foucault. A reflexão centra-se em como o jornalismo constrói estratégias discursivas que criam efeitos de verdade na leitura dos fatos e nos relatos dos acontecimentos do mundo. O discurso jornalístico se enuncia como essencialmente verdadeiro, embora seja constituído pela articulação de um conjunto de práticas, regras e valores que condicionam a sua construção discursiva. Assim, a discussão sobre a “verdade” permite compreender a complexidade e as particularidades do jornalismo enquanto uma prática discursiva que repercute no conhecimento social da realidade.

Biografia do Autor

Sabrina Franzoni, UFRGS

Jornalista. Integrante do grupo de pesquisa em Jornalismo (NUPEJOR - CNPq/UFRGS). Mestre em Sociologia Política e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Daiane Bertasso Ribeiro, UFRGS

 

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Jornalismo – NUPEJOR (CNPq/UFRGS). Mestre em Comunicação Midiática pela UFSM.

Silvia Saraiva de Macedo Lisboa, UFRGS

Jornalista. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Jornalismo – NUPEJOR (CNPq/UFRGS).

Downloads

Publicado

2011-04-05

Edição

Seção

Artigos