O espelho na vitrina: a vida material no espaço “virtual”. Estratégias correntes no comércio eletrônico
Resumo
A grande taxa de crescimento do volume de transações efetuadas através do comércio eletrônico tem caracterizado este como um espaço estratégico da comunicação mediada por computador. Os problemas colocados por este campo têm apresentado novos desafios, tanto para o pensamento gerencial mercadológico, quanto para a tradição crítica da comunicação. No primeiro, tem se definido uma posição polêmica que vê, nesse setor, a possibilidade de um "aperfeiçoamento do mercado" na concepção da ortodoxia econômica. Para a crítica, é o problema de uma forte herança pautada pela análise de formações massificadas diante de um novo processo de individualização das ações. Este artigo procura se basear na observação das práticas correntes nos estabelecimentos comerciais eletrônicos para discutir as limitações no ferramental teórico que tem sido utilizado para a sua análise e, também, para insinuar novas reflexões suscitadas por elas.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.