Jornalismo popular e o sensacionalismo
Resumo
Procurando mostrar historicamente como se desenvolve a idéia de jornalismo sensacionalista no Brasil, o texto enfatiza o fato de esse tipo de notícia apelar às sensações do público. Considera também uma espécie de protocolo de leitura que existe entre o público e o texto, marcas textuais que se encontram nas edições. Assim, o leitor recebe o texto segundo um tipo de instrução contido nele mesmo. A disposição na página, as ilustrações, os cortes produzidos na narrativa, a tipologia empregada, a diagramação, tudo indica um leitor e uma forma de leitura. São esses protocolos que apelam às sensações que marcariam o espaço desse tipo de jornalismo que estamos chamando de sensacionalista.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.