Periódicos brasileiros em Comunicação: histórico e análise preliminar
Resumo
O artigo apresenta um histórico dos periódicos brasileiros dedicados a temas de comunicação, numa perspectiva voltada ao estudo da constituição do campo científico da área. São discutidas formas de utilização dos periódicos no estudo social da ciência, antes da análise do corpus elaborado. O estudo dos periódicos permite notar certos padrões na estruturação das publicações, conforme diferentes períodos. Inicialmente, o periódico típico é resultado da ação de professores de comunicação agrupados em graduações e centros de pesquisa. Hoje, porém, o padrão básico é o do periódico ligado a um programa de pós-graduação em comunicação. O recente periodismo eletrônico (internet) da área é descrito e são discutidas ainda questões como a avaliação e visibilidade dos trabalhos, abordando o sistema Qualis (Capes) e o projeto SciELO (Fapesp/Bireme).Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.