Notícias do fantástico: jogos de linguagem e efeitos de sentido na comunicação jornalística
Resumo
O artigo relata uma analise do jogo retórico na comunicação jornalística. A análise toma como objeto o enunciado de notícias sobre acontecimentos insólitos, que pelo seu grau de inusitabilidade são chamadas de "notícias do fantástico". Esses acontecimentos costumam levar os relatos para os limites entre a objetividade e a subjetividade, fornecendo uma oportunidade impar para a análise dos jogos de linguagem e dos efeitos de sentido. As análises revelam que os editores dos jornais de referência costumam experimentar as fronteiras entre os "efeitos de real" e os efeitos poéticos para reafirmar a autoridade do jornalismo de dizer o que é e onde está a realidade. Numa estratégia de sedução, oferecem fragmentos de "irrealidade", mas logo recuam para as explicações racionais. Esse parece ser o jogo cognitivo: insinuar breves riscos de interpretação e recuar súbito, nunca permitindo dúvidas ou hesitações sobre o que é o real. Um rico e dinâmico jogo de construção cognitiva intersubjetiva da realidade humana.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.