Modelos para jornalismo cidadão e uma análise do cenário brasileiro
Resumo
“Jornalismo cidadão” é um conceito relativamente novo, representando o tipo de jornalismo executado por não profissionais. Com a popularização da Internet e maior disponibilidade das tecnologias de informação e comunicação, o modelo vem se tornando mais praticado em todo o mundo. Alguns casos de sucesso já podem ser relatados, como o site sul-coreano Ohmynews, que é referência no assunto. No Brasil, a iniciativa ainda é tímida e o modelo parece não funcionar completamente. Este artigo contextualiza os modelos de jornalismo cidadão e avalia as causas do aparente insucesso no Brasil, apontando as adaptações que se fazem necessárias no modelo.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.