Pressupostos básicos para a construção de políticas de comunicação na América Latina
Resumo
Este texto procura colocar no debate pressupostos, de variada natureza, que condicionam a concepção e implementação de políticas de comunicação na América Latina. Argüi-se que os elementos do contexto político, econômico e cultural do mundo contemporâneo, devem ser tomados como a base real sobre a qual se pode construir políticas realizáveis. Desconhecê-los e deixar de considerá-los criticamente continua sendo o modo mais eficaz de tornar bons propósitos e idéias criativas em políticas fracassadas. Conclui-se sugerindo que o caminho da transformação pode estar na radicalização da democracia e do exercício da cidadania. Caminhos pelos quais os países latino-americanos poderão promover a inclusão crescente de novos estratos sociais nos seus processos decisórios.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.