Hipertexto e montagem audiovisual: discussões sobre o tema
Resumo
Os processos comunicacionais vivem mudanças acentuadas com o advento das novas tecnologias e as estruturas hipertextuais e hipermidiáticas. Da mesma forma, novos estudos sobre interatividade contemplam estas estruturas, cada vez mais presentes nos ambientes midiáticos. Porém, tais estruturas já existiam na comunicação antes do desenvolvimento das tecnologias digitais, sob a forma analógica, em diversos ambientes comunicacionais, dentre eles o cinema. O artigo apresenta conceitos sobre montagem audiovisual e estruturas hipermidiáticas, comparando-os e refletindo sobre a hipertextualidade no processo de produção cinematográfica segundo teorias de Leone (2005), além de definir, sob as idéias de Miles (2005), Cameron (2005) e Lunenfeld (2005), cinema interativo e discutir conceitos de autoria e co-autoria nestes ambientes. Este trabalho relaciona-se com o projeto de Doutorado do autor, orientado pela professora Dra Elizabeth Moraes Gonçalves.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.