Políticas de informação e comunicação, participação social e controle da gestão pública, em websites municipais
Resumo
O texto resulta de pesquisa realizada com 98 municípios brasileiros, distribuídos em todo o país. O enfoque é de políticas públicas de informação. Os objetivos principais foram verificar: a existência de websites dos governos municipais e a qualidade de seus conteúdos, no que se refere ao design estrutural e à disponibilização de ferramentas de participação e de informações que permitam aos cidadãos conhecer e influenciar as ações e projetos das municipalidades. A metodologia incluiu a seleção dos municípios de acordo com seus PIBs, a construção de um instrumento de coleta de dados e o desenvolvimento de um banco de dados on-line. Os resultados evidenciaram diferenças de tratamento dessas questões entre municípios mais pobres e mais ricos, mas mostraram, sobretudo, o uso ainda precário deste instrumento de participação dos cidadãos nos negócios públicos.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.