A emoção como estratégia de fidelização da audiência: Jornal Nacional e os laços de afetividade com o telespectador
Resumo
A emoção gerada pela imagem mítica de perfeição dos apresentadores do Jornal Nacional pode ser lida como uma estratégia de fidelização do público. A subjetividade presente nesse processo confere uma sobrevalorização às notícias, agregando emoção à fria busca da objetividade e imparcialidade jornalísticas. Esse processo não é explícito, e pode ser mais bem observado pelo olhar do público – através de técnicas de recepção não deterministas e abertas às subjetividades das mediações sociais e culturais. Em um exercício exploratório de análise, o site de relacionamentos Orkut oferece respostas espontâneas dos telespectadores sobre o assunto.Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.