O conflito social na Folha de S. Paulo – os sentidos de “baderna” na coluna Gilberto Dimenstein

Autores

  • Roberto Bitencourt Silva Ise/Faetec-SECT-RJ e UFF
  • Wagner Alexandre dos Santos Costa UFF

DOI:

https://doi.org/10.4013/586

Resumo

A proposta deste trabalho é interpretar, sob a perspectiva teórica da análise do discurso, a designação “baderna”, presente no artigo “Professores dão aula de baderna”, publicado pelo colunista Gilberto Dimenstein no jornal Folha de São Paulo. A representação simbólica e a discursivização negativa dos professores pelo jornalista foi relacionada a um discurso de desqualificação da categoria, determinado por uma perspectiva neoliberal de incentivo exclusivo ao desempenho individual dos educadores.

Biografia do Autor

Roberto Bitencourt Silva, Ise/Faetec-SECT-RJ e UFF

Doutorando em História - UFF e mestre em Ciência Política - UFRJ. Professor de Filosofia e Sociologia da Educação no curso de Pedagogia, atualmente envolvido com pesquisa relativa à trajetória e ao pensamento político de Alberto Pasqualini (1901-1960), na área de História Intelectual .

Wagner Alexandre dos Santos Costa, UFF

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo PPGL/UFF e mestre em Língua Portuguesa pelo PPGL/UFF.

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Publicado

2010-11-19

Edição

Seção

Artigos