O conflito social na Folha de S. Paulo – os sentidos de “baderna” na coluna Gilberto Dimenstein
DOI:
https://doi.org/10.4013/586Resumo
A proposta deste trabalho é interpretar, sob a perspectiva teórica da análise do discurso, a designação “baderna”, presente no artigo “Professores dão aula de baderna”, publicado pelo colunista Gilberto Dimenstein no jornal Folha de São Paulo. A representação simbólica e a discursivização negativa dos professores pelo jornalista foi relacionada a um discurso de desqualificação da categoria, determinado por uma perspectiva neoliberal de incentivo exclusivo ao desempenho individual dos educadores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.