Em busca da excelência jornalística na maré multimídia
DOI:
https://doi.org/10.4013/5781Resumo
Este artigo, a partir de um episódio exemplar, analisa aspectos da produção jornalística em tempos de cibercultura e de hibridismos tecnológicos das mídias chamadas de tradicionais no terceiro milênio. Distante da tecnofobia, mas contrário à redução da comunicação à performance técnica, o trabalho pretende somar-se às tentativas de resgate do Jornalismo como atividade essencial de produção social do conhecimento contemporâneo. Entende, portanto, que a atividade requer profissionais especializados, enquadramento normativo, observação qualificada, investigação rigorosa e preocupações humanistas. Nesse enfoque, problematiza a ênfase que vem sendo dada à velocidade, à quantidade, à auto-suficiência do aparato técnico, ao espetáculo e à pseudo-interatividade. Além da crítica, adiciona sugestões para a produção jornalística na maré multimídia.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.