Sobre Foucault e o jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.4013/5777Resumo
Michel Foucault, embora não se dedique ao estudo do jornalismo, sugere dele uma imagem complexa, situando-o no projeto moderno. O jornalismo dotado de uma data de nascimento, o século XIX. O jornalismo como ao mesmo tempo produto e produtor da vida moderna, associado a toda uma rede de ideários – racionalidade, emancipação, regimes de verdade. O jornalismo como ponto de vazamento de um regime de poder sustentado na visibilidade total, e desse modo ingressando na investigação sobre a sociedade disciplinar. Enfim, o jornalismo como a manifestação extrema de que, no projeto emancipatório, a vigilância democrática era uma utopia.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Verso e Reverso o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Verso e Reverso acima explicitadas.