A organização Arnon de Mello e o seu patrono: trajetória e interesses políticos

Autores

  • Tiago Eloy Zaidan Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4013/45

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a atuação e os interesses políticos do empresário e ex-senador Arnon de Mello (1911-1983) em seu envolvimento com negócios de comunicação de massa, por meio da organização midiática que leva o seu nome e que tem como carro-chefe o jornal Gazeta de Alagoas. O trabalho tem em vista contribuir com a refl exão a respeito dos meios de comunicação regionais no Brasil, especialmente em Alagoas, onde há a intensa problemática da intervenção da mídia local – por meio de difusão ideológica e gerenciamento de informações – no cenário político. A metodologia adotada no desenvolvimento do artigo incluiu: pesquisa bibliográfi ca e documental, constituída, inclusive, por consultas a acervos de periódicos e coleta de depoimentos via entrevistas semi-estruturadas, por meio da qual foi possível constatar que a Gazeta foi utilizada para promover politicamente o seu proprietário e/ou aliados, além de ter apoiado o movimento golpista modernizante-conservador de 1964.

Biografia do Autor

Tiago Eloy Zaidan, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco; graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Alagoas; pesquisador do Grupo de Pesquisa COMULTI – UFAL/ COS/ CNPq, no grupo de estudo Mídias, Processos Sociais e Economia Política da Comunicação e, finalmente, articulista do portal Profissão Mestre.

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Publicado

2010-02-16

Edição

Seção

Artigos