Cinema e representações sociais: alguns diálogos possíveis

Autores

  • Henrique Codato UFMG

DOI:

https://doi.org/10.4013/44

Resumo

Este artigo pretende relacionar o conceito de Representações Sociais, entendido a partir de diferentes perspectivas, com os estudos do Cinema, num esforço que visa apontar elementos que sirvam para analisar a sétima arte no que tange seu caráter representacional. Propomos, num primeiro momento, apresentar o pensamento de Durkheim acerca da gênese de representação, relacionando-a às contribuições de Serge Moscovici e Denise Jodelet, importantes nomes da Psicologia Social. Numa perspectiva mais filosófica, buscamos apresentar as reflexões de Michel Foucault sobre a crise da representação, abrindo-nos também a horizontes teóricos mais plurais e agregando os pensamentos de Gilbert Durand e a noção de imaginação simbólica, e de Paul Ricoeur e sua concepção de mimese.

Biografia do Autor

Henrique Codato, UFMG

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília e em Literatura Comparada pela Universidade de Genebra, Suíça, é atualmente doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2010-02-16

Edição

Seção

Artigos